Friday 12 August 2011

205 aniversario del Desembarco Libertador de America


Minka News
Castellano - English - Português - Quechua
DEL 3 AL 13 DE AGOSTO: 205 ANIVERSARIO DEL DESEMBARCO LIBERTADOR A SURAMERICA QUE PARTIO DE LONDRES 
MINKA NEWS IS A NON-PROFIT COMMUNITY NEWSLETTER.  DIRECTOR RAUL MANCERA. 12 AUGUST 2011.  IF BY MISTAKE WE HAVE SENT IT  PLEASE REPLY 'REMOVE'. CONTACT US: MINKANEWS@YMAIL.COM


TRAS LOS SUCESOS DE ESTA SEMANA EN LONDRES SE CANCELAN TODOS LOS EVENTOS LATINOS EN TOTTENHAM Y CAMBERWELL, AUNQUE NO LOS DE DISTRIANDINA, CRYSTAL PALACE, GALES E IRLANDA, QUE SEGUIRAN DANDOSE NORMALMENTE.
LA ORACION POR LAS FIESTAS NACIONALES DE ECUADOR Y COLOMBIA ADQUIERE UN CARACTER AUN MAYOR: DE PEDIR LA PAZ EN ESTA CIUDAD.
INDEX
ORACIONES LATINAS POR LA PAZ
LATIN PRAY FOR PEACE
MENSAJE DEL PRESIDENTE DE LA ALIANZA DE PASTORES IBEROAMERICANOS
Levante espontâneo: Inglaterra Arde
EN LA CAMARA DE LOS LOROS- REVELAMOS QUIEN OCASIONO LOS DISTURBIOS EN LONDRES
EVENTOS
QUECHUA
Oraciones latinas por la paz en Londres: domingo 14 y 21.

Oración por la paz en Londres
y por los aniversarios nacionales de Colombia y Ecuador y por el 205 aniversario del desembarco libertador que llegó de Londres a Suramérica
Domingo 14 Fusion Centre. SE1. 11:30 am. 22 Elephant and Castle.
Ha asegurado su presencia la cónsul colombiana Ximena Garrido y se espera la presencia de las embajadas de Ecuador y Bolivia
Oración por la paz en portugués
Domingo 21. 11:00 am. 42-44, Norwood high Street, London SE27 9NR


LATIN PRAY FOR PEACE
On Sunday 14 August and on Sunday 21 the Iberian American community is organising a Pray for Peace for London and England.
The first Christian service is going to be held in Spanish and English on Sunday 14 (11:30 am) at the Fusion Centre (22 Elephant and Castle, SE1).
The second one is going to be held in Portuguese and English on Sunday 21 (11:00 am) at the Cathedral of Renewal (42-44, Norwood high Street, London SE27 9NR).
In the first service we also are going to celebrate the national days of Ecuador, Colombia and Bolivia and the 205 anniversary of the first liberator movement that arrived from London into South America.

MENSAJE DE LA ALIANZA DE PASTORES IBEROAMERICANOS
Ante las circunstancias vividas en los últimos días en Inglaterra como presidente de la Alianza Pastoral que reúne a 132 iglesias iberoamericanas el Reino Unido, aunque la mayoría de lengua portuguesa, queremos que conste que estamos unidos en la oración para que la paz vuelva a nuestra nación  que es Inglaterra y que se respeten los derechos de todos, incluyendo a los inmigrantes.
Que la paz de dios reine en el corazón de todo ser humano. Como dice mi amada esposa Akemi António nuestra casa (que es el mundo) solo tiene una habitación (que es el lugar donde vivimos).
Aprovecho la oportunidad para saludar a toda la comunidad iberoamericana en el 205 aniversario del primer desembarco libertador que partió de Londres y que liberó una costa suramericana el 3 al 13 de agosto de 1806.
¡Viva la paz!
¡Viva nuestra patria adoptiva Inglaterra!
¡Vivan las comunidades ibero-americanas y luso-hispanas!
Pastor Jackson António



, , , ,

Levante espontâneo:
Inglaterra Arde
 A onda de violência que agita vários bairros de Londres é algo sem precedentes,
que expressa uma frustração diante os novos cortes e a crise econômica,
demonstrando a vulnerabilidade dos anfitriões das Olimpíadas de 2012.


Por Isaac Bigio*
ESPECIAL, de Londres
Tradução: Pepe Chaves
09/08/2011



Na noite do sábado (06/08), este foi um dos primeiros edifícios em ser incendiado. Trata-se de um armazém
de tapetes que fica na mesma avenida que o Pueblito Paisa, o maior mercado latino do reino unido.

Faltando 50 semanas para o início dos jogos olímpicos em Londres, esta cidade tem promovido uma concorrência nada esportiva, na qual, diversas ‘equipes’ buscam produzir saques em diferentes pontos desta ou outras cidades da Inglaterra.

Antes que a tocha olímpica ilumine a nova vila esportiva, por toda a maior metrópole europeia surgem outras tochas, compostas por bombas de gasolina e outros recursos incendiários.

A faísca que detonou esta situação foi desencadeada na noite do sábado, 06/08, na delegacia de Tottenham High Road. No local, cerca de 250 pessoas se manifestavam pacificamente contra a morte do jovem negro, Mark Duggan, mas, o ato culminou em violência.

Duggan era um mulato de 29 anos que, segundo a polícia, foi baleado dois dias antes por apresentar resistência à detenção, sob a acusação de ser um traficante de cocaína. Contudo, os seus familiares reclamam que ele simplesmente foi executado, já todas as balas encontradas na cena são de armas policiais.

Num dado momento do protesto, correu o boato que a polícia tinha agredido uma menor de idade e isso gerou a onda de violência que incendiaria vários estabelecimentos e veículos. Um ônibus de dois andares foi queimado e uma série de saques foi desencadeada nos dois shoppings vizinhos (o de Tottenham Hale e o de Wood Green), se espalhando a outras partes, desde o extremo norte de Londres (Enfiled) até o sul (Brixton).

Inicialmente, Brixton e Tottenham, os dois bairros com maior quantidade de população negra na Inglaterra, foram palcos de choques com a polícia. Nessas e outras ocasiões, os atos de vandalismo surgidos num determinado distrito policial acabaram por durar vários dias.

Três dias depois, a situação se acalmou um pouco em Tottenham, mas depois os focos da revolta se espalharam por toda a cidade, incluindo bairros que não têm experiência com esse tipo de violência prévia e que não estão ligados entre si por linhas de ônibus ou metrô.

Áreas de Londres onde a violência ocorre desde na segunda-feira, 08/8. Na madrugada da terça-feira,
as localidades de Ealing (oeste), Woolwich (extremo este) e Camden (centro) também foram afetadas.

Há zonas como Peckham, no sul ou Hackney, no leste que têm tradições de violência de rua com regiões de pobreza multiétnica, mas há outros como Woolwich (no extremo leste do rio Tâmisa), Croydon (no extremo sul de Londres), Ealing (oeste, uma das zonas mais nobres), Camden (um distrito do centro londrino com muitos boêmios; terra da finada Amy Winehouse) ou Clapham (zona de classe média no sudoeste londrino, onde há muita população branca e permanente).

Os distúrbios chegaram a Birmingham, a segunda metrópole inglesa e podem ainda se estender até outras cidades.

É verdade que há grupos e ligas envolvidas no levante, mas fato é que se trata de um movimento espontâneo. São vistos jovens e adolescentes de rostos cobertos com lenços, quebrando vidros e portas com paus ou tijolos encontrados pelas ruas.

O caldo para tamanho descontentamento é a frustração por conta dos novos ajustes econômicos e as faltas de oportunidades acadêmicas ou de emprego. Desde maio de 2010 há um novo governo conservador-liberal que vêm promovendo drásticos cortes na economia. As matrículas universitárias (que faz uma década eram gratuitas) agora superam os US$ 10 mil ou euros anuais. O subsídio aos estudantes bacharelandos estão se esgotando.

O governo fala em cortar a ajuda ao pagamento de moradia para os mais pobres e fazer com que 90% dos mais de dois milhões de doentes percam os benefícios que recebem por não estarem aptos ao trabalho. Muitos jovens que não vêem a possibilidade de fazer uma carreira universitária ou de conseguir empregos enxergam no vandalismo desses saques uma forma de protestar e de se apropriar de artefatos ou roupas aos quais não têm acesso.

Grande parte dos manifestantes é formada por jovens saqueadores de rostos cobertos.

Nina Power, do diário The Guardian, pensa que este movimento expressa um descontentamento profundo à uma polícia que costuma perpetrar abusos (cerca de 350 pessoas morreram sob custodia policial desde 1998 e nenhum policial foi acusado) e contra um sistema que tem transformado o Reino Unido na potência com menos mobilidade social e onde os 10% mais ricos são 100 vezes mais abastados que os 10% mais pobre.

Esta é a pior onda generalizada de violência não grevista e não militar sofrida por Londres. Enquanto foi registradas somente uma mortes em três dias de violência, os danos materiais já atingiram a esfera de várias centenas de milhões de libras, euros ou dólares.

O premiê David Cameron, o prefeito londrino Boris Johson e o líder da oposição David Milliband foram obrigados a abandonar suas férias. O ex prefeito ‘vermelho’ Ken Livingstone surgiu em cena reclamando que o governo, com seus profundos cortes (incluindo o de fundos para a polícia) é o culpado destes acontecimentos.

A estas alturas, não é possível predizer algum desfecho. Enquanto escrevemos estas notas (madrugada londrina da terça-feira, 09/08) surgem novos relatórios, nos quais, outros bairros aparecem incendiados, desde o shopping de Ealing até Chalk Farm (em Camden) ou os negócios de Clapham Junction (onde está a estação de metrô com mais linhas na Europa).

Anteriormente, Londres assistiu a explosões vandálicas restritas a certos bairros, violência em algumas marchas, brigas de rua entre racistas e antirracistas, além greves distintas, mas o que agora ocorre é diferente. Trata-se de uma série de explosões espontâneas, ocorridas em qualquer parte e parecendo não haver nenhuma direção que as coordenem.

O que hoje se passa na Inglaterra não é um fenômeno isolado. É, não obstante, uma forma muito própria de mostrar descontentamento contra os cortes sociais e recessões econômicas que em outras partes se expressam de maneiras diferentes - desde uma grande marcha em Israel, até os protestos dos ‘indignados’ da Espanha. Isto não significa justificar os saques, mas em buscar as causas que têm gerado tais distúrbios.

Os sindicatos e as organizações estudantis não têm participado dos protestos, em parte, porque tais manifestações não compartilham ou recusam suas ações. Até o momento, os incidentes se reduziram aos incêndios e saques aleatórios promovidos por grupos de jovens.

* Isaac Bigio é professor e analista internacional em Londres.

- Fotos: Arquivos do autor.

- Leia outros artigos de Isaac Bigio em português: www.viafanzine.jor.br/bigio.htm.







EN LA CAMARA DE LOS LOROS

REVELAMOS EL CULPABLE DE LOS DISTURBIOS DE TOTTENHAM: RANADAN


SEGUN LA PRENSA NACIONAL  LOS DISTURBIOS DE TOTTENHAM EMPEZARON EL SABADO 6 A LAS 8 PM CUANDO UNA CHICA REPORTO QUE LE HABIAN MALTRATADO EN LA POLICIA.
SIN EMBARGO, NUESTRO SERVICIO DE CHISMES NOS HA REVELADO QUE ESO ES UN MALENTENDIDO.
LA CHICA DE LA PROTESTA DE LA COMISARIA DE TOTTENHAM NO FUE MALTRATADA POR UN GOLPE DE UN POLICIA SINO POR UN GOLPE EN SU CORAZON.
RESULTA QUE ELLA, AL IGUAL QUE VARIAS DE SUS AMIGAS, SE ENTERARON QUE ESA NOCHE SERGIO RINCON, EL LATINO MAS PINTON, ESTABA HACIENDO OTRA FIESTA MAS POR SU ANIVERSARIO Y, LO PEOR DE TODO, ES QUE NO LES HABIA INVITADO.
TAN INDIGNADAS ESTABAN ESAS MUCHACHAS QUE EMPEZARON A RECLAMAR PERO, COMO NO ENTENDIAN BIEN SU INGLES CON ACENTO PAISA, LES MALINTERPRETARON Y ESO DIO ORIGEN A TODOS LOS DISTURBIOS QUE HAN SACUDIDO INGLATERRA DURANTE MEDIA SEMANA.
EL POPULAR PRESENTADOR DE LA 'TV AMERICA' Y DE 'EN CONTACTO', SERGIO RINCON (ALIAS LA RANA) HA PEDIDO PUBLICAMENTE PERDON A TODAS SUS MUCHAS ADMIRADORAS POR NO HABERLES INVITADO A SU CUMPLEMENOS. PARA PAGAR PENITENCIA EN ESTE MES MUSULMAN DEL RAMADAN EL VA A CREAR LA VERSION LATINA DE ESTE: EL RANADAN.
POR ESO DURANTE TODAS ESTAS SEMANAS TODOS SUS PARSES Y FANS NO DEBEN COMER NADA DURANTE TODO EL DIA Y EN LA NOCHE DEDICARSE A IR A UNA RUMBA DISTINTA EN UN LIGAR DISTINTO QUE EL LES INDICARA CON SUS SERVICIOS D ETEXTOS QUE SON MAS EFECTIVOS QUE EL DE LOS BLACKBERRIES DE LAS ASONADAS DE INGLATERRA.
Y BUENO PARA QUEDAR BIEN CON EL PUEBLO DE TOTTENHAM SERGIO RINCON VA A CREAR UN NUEVO RESTAURANTE EN LA ZONA DESTROZADA. ESTE SE VA A LLAMAR EL 'RINCON DE SERGIO'. LA ESPECIALIDAD VA A SER RANAS A LA PARRILLA, CHUZOS DE RANAS,  BANDEJA PAISA CON RANAS IMPORTADAS DESDE ANSERMA, CEVICHE DE RANAS, SOBREBARRIGA DE RANAS CON AREPA Y MIL SALSAS DE HAMBURGUESA COLOMBIANA Y OTRAS ESPECIALIDADES QUE A UNO LES VAN A HACER SALTAR.
PARA REMATE EL LIDER DEL RANADAN LE DISPUTARA A DISTRIANDINA EL TENER EL MAYOR JUEGO DE SAPO DE UK, PUES EL HARA UNO MUCHO MAYOR QUE SE LLAMARA: LA RANA!!!
LA LORA DE LONDRES


APOYEMOS A LOS NEGOCIOS LATINOS DE TOTTENHAM

VAYAMOS A COMPRAR ALLI
NO PERMITAMOS QUE LOS SUCESOS AFECTEN A LAS PUJANTES GALERIAS DEL NORTE COMO EL PUEBLITO PAISA, EL LATIN SHOPPING CENTRE O LAS TIENDAS DEL NORTE

 

 

 



photo

 

P&G 
Financial logo por ti.

 

 

Nuevo centro comercial latino e iberoamericano en Londres
Excelente ubicación. Al frente de un Retail Centre donde están las más prestigiosas firmas británicas (Next, Argos, PC World, ASDA, etc.) y estacionamiento gratuito por 3 horas. A 1 minuto del metro, tren y estación de buses de Tottenham Hale.
Contactarse al 07404703933  


Friends of Fair Deal Discount Card

Friends of Fair Deal Loyalty Card
We are very pleased to introduce the 'Friends of Fair Deal Discount Card' for use in shops in and around Seven Sisters. The card enables you to enjoy generous discounts offered by participating local businesses.
You can get a card of your own when you spend £15 or more at Fair Deal Supermarket, and you can sign up to the Newsletter as well at the same time, and this way stay informed on all the new developments happening over the coming weeks and months.
By using local shops, you keep your hard earned money in the local area, which allows the possibility for that money to stay in the area for longer. When there's more money around it means more ideas have the space and resources to emerge and develop, and at least have the possibility of blossoming. Thus making a more vibrant and exciting community to be in.


SABADO: LATINOS EN V FESTIVAL DE CRYSTAL PALACE
Estimados amigos estan todos invitados.

El Quinto Festival Overground de Crystal Palace , tendrá lugar el sábado 13 de agosto (11 am a 6 pm), con varios eventos menores que se realizaran en la semana previa a ese día . El festival incluirá música en vivo, poesía, teatro, comedia, cine, gastronomía y moda en todo el triángulo de Crystal Palace, con otro festival en el centro Westow Park ( 13 de Agosto). El parque será la sede de talleres de artes, deportes y actividades para niños y entretenimiento...para toda la familia. Alli estaremos con nuestro menu de comida venezolana..y nuestra Bandera Latinoamericana....

No te pierdas esta fiesta vibrante e inspiradora.

Ven al Crystal Palace y veras que lo pasaras increible disfrutando de un bonito sabado... te esperamos
Dear Friends are all invited.

The fifth Crystal Palace Overground Festival will take place on Saturday 13 August ( 11 am to 6 pm) with several smaller events running in the week leading up to the big day. The festival will include live music, poetry, theatre, comedy, film, food and fashion around the Crystal Palace Triangle with another festival hub in Westow Park. The park will host arts workshops, sports and kids activities and entertainment for all the family.

Don’t miss this vibrant, inspiring festival.



Mary & Alexis
07508626485


No comments:

Post a Comment